Publicidade

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Gol de Neymar contra o Flamengo concorre ao Prêmio Puskas da Fifa

Obra-prima do craque santista no primeiro turno do Brasileirão disputa com outros nove golaços a premiação. Messi, Rooney e Ibrahimovic estão na lista




Por GLOBOESPORTE.COMZurique, Suíça

O atacante Neymar não está apenas concorrendo à Bola de Ouro da Fifa, em parceria com a revista francesa "France Football". Nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol divulgou a lista dos dez golaços que disputam o Prêmio Puskas de 2011 e o craque brasileiro está nela com a obra-prima que marcou contra o Flamengo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na derrota por 5 a 4, na Vila Belmiro (veja ao lado).
Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.
O Prêmio Puskas é uma homenagem ao ex-jogador Ferenc Puskas, capitão e ídolo da seleção húngara nos anos 50. Ele foi criado em 2009 e é entregue na cerimônia de gala da Fifa. O português Cristiano Ronaldo levou no ano de estreia, enquanto o turco Altintop conquistou em 2010 - Neymar, àquela época, chegou perto com o gol marcado contra o Santo André. A votação é aberta e pode ser feita na página da Fifa até o dia 5 de dezembro (clique aqui para votar).
Segundo a Fifa, a Comissão de Especialistas selecionou os finalistas a partir de vários critérios: estético, importância da partida, ausência do fator sorte, erro da zaga adversária e etc. A análise englobou várias categorias: "ação individual, disparo a distância, drible, voleio e bicicleta", conforme explicou a Federação Internacional.
Principal candidato à Bola de Ouro, o argentino Lionel Messi, atual duas vezes melhor do mundo, também foi um dos escolhidos com o golaço que anotou sobre o Arsenal, no Camp Nou, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, no dia 8 de março. Ele recebeu passe de Iniesta e, quase na pequena área, deu um chapéu no goleiro Almunia. O atacante inglês Wayne Rooney, do Manchester United, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Milan, são outros concorrentes.
  messi arsenal x barcelona (Foto: Agência Reuters)Lionel Messi comemora com Andrés Iniesta após marcar um golaço contra o Arsenal (Foto: Agência Reuters)
Na atual edição, há uma "intrusa" do sexo feminino: Heather O’Reilly, da seleção dos Estados Unidos, contra a Colômbia, pela Copa do Mundo da Alemanha. Os outros nove são homens, sendo dois mexicanos (Giovani dos Santos e Julio Gómez) e dois argentinos (Messi e Lisandro López, do Arsenal de Sarandí). O belga Benjamin de Ceulaer, do Lokeren, e o sérvio Dejan Stankovic, do Inter de Milão, completam a lista.
Premiação da Bola de Ouro
Criado pela Fifa em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo teve 14 vencedores até hoje, sendo os recordistas Ronaldo (1996/97/2002) e Zidane (1998/2000/03). Com duas inidicações, Lionel Messi pode se juntar este ano à dupla de astros. Caso conquiste o tri, o craque argentino entrará para a história como o primeiro a levar a Bola de Ouro três vezes consecutivamente.
Neymar, por sua vez, pode ser o primeiro a atuar fora da Europa a ficar entre os três primeiros. A entidade divulgará os finalistas no próximo dia 5 de dezembro. A cerimônia será no dia 9 de janeiro, no Palácio de Congressos, em Zurique (Suíça).
Além do Fenômeno, outros quatro brasileiros conquistaram o prêmio: Ronaldinho Gaúcho (2004/05), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Completando a lista de 'melhores do mundo', vêm o alemão Lothar Matthäus (vencedor da primeira edição), o holandês Marco Van Basten (1992), o italiano Roberto Baggio (1993), o liberiano George Weah (1995), o português Luis Figo (2001), o italiano Fabio Cannavaro (2006) e o português Cristiano Ronaldo (2008).
Em 1995 e 1996, Romário também quase fez história ao aparecer entre os melhores atuando no Brasil. Com a camisa do Flamengo, o camisa 11 foi o quarto colocado no ano do centenário do clube, em eleição apenas da Fifa na época. Em 1996, quando também defendeu o Valencia, terminou em 10º.
Entre os dez concorrentes a melhor técnico, novamente os favoritos são o espanhol Pep Guardiola, do Barcelona, e o português José Mourinho, do Real Madrid. O também luso André Villas-Boas, que conquistou quatro títulos pelo Porto e assumiu o Chelsea recentemente, é uma das novidades. Óscar Tabárez, da seleção uruguaia, é outro importante nome. Entre as mulheres, a brasileira Marta está garantida na lista final e deverá figurar entre as três melhores no dia 5.
Confira todos os candidatos:
Benjamin de Ceulaer (Bélgica, Lokeren-BEL)
Giovani dos Santos (México, México)
Julio Gómez (México, México sub-17)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia, Milan-ITA)
Lisandro López (Argentina, Arsenal-ARG)
Lionel Messi (Argentina, Barcelona-ESP)
Neymar (Brasil, Santos-BRA)
Heather O’Reilly (Estados Unidos, Estados Unidos feminino)
Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United-ING)
Dejan Stankovic (Sérvia, Inter de Milão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário